FEVEREIRO 2017       
Palestra - "Por que vivemos"

Data: de 03/02 - Sexta-feira
Local: Av. Paulista, 509 – Auditório
Horário: 18h30 às 21h30

Título: Por que Vivemos
Autor: Kentetsu Takamori ,Daiji Akehashi e Kentaro Ito
Editora: Satry


Existe um propósito na vida? Qual é o sentido de viver? Essas perguntas têm sido feitas desde os tempos mais remotos. Mesmo assim, a maior parte da humanidade continua confusa, sem saber as respostas. Hoje os avanços científicos e médicos nos permitem levar uma vida mais longa e confortável. Mas será que esse progresso traz felicidade? Tudo indica o contrário: a vida moderna traz mais os sentimentos de isolamento e vazio. Neste livro, um professor de budismo, um psicoterapeuta e um filósofo mostram como encontrar a paz interior para enfrentar os obstáculos da vida cotidiana. Em linguagem clara, a obra apresenta reflexões e comentários de vários pensadores do Ocidente e do Oriente que investigaram a condição humana. A felicidade não está nos lugares em que normalmente procuramos. Para sermos felizes, precisamos encontrar o real propósito da vida.


Evento Gratuito

Porre Literário

Data: 04/02 - Sábado
Local: Av. Paulista, 509 – Auditório
Horário: 16h às 19h

Evento Gratuito

Workshop Cambridge


Data: de 10, 17 e 24/02 - Sexta-feira
Local: Av. Paulista, 509 – Auditório
Horário: 10h às 12h

10/02 - Reading: apples, oranges, potatoes?
Palestrante: Ana Tatsumi

17/02 - A Personal Touch to Grammar
Palestrante: Tereza Sekiya

24/02 - : How to ensure learners’ practice ‘makes perfect’
Palestrante: Maiza Fatureto


Dúvidas e Inscrições: 11 3146-3351 e www.cambridge.org
Curso - ARQUITETURA MODERNA EM SÃO PAULO
Oscar Niemeyer,Vilanova Artigas,Lina Bo Bardi e Paulo Mendes da Rocha


Data: de 13/02 a 16/02 - Segunda a Quinta-feira
Local: Av. Paulista, 509 – Auditório
Horário: 14h30 às 19h


História da Arquitetura: curso sobre a obra de quatro arquitetos brasileiros – Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas, Lina Bo Bardi e Paulo Mendes da Rocha – com foco em suas produções em São Paulo. A arquitetura será discutida a partir da dimensão teórica e dos usos contemporâneos. Quatro visitas guiadas a prédios paradigmáticos – obras-chaves do modernismo em São Paulo – complementam as aulas expositivas. As aulas teóricas debaterão o contexto histórico dos projetos e arquitetos e as visitas comentadas serão oportunidades para experienciar os espaços e observar detalhes da construção no próprio local.


Inscrições e detalhes do curso: www.archdaily.com.br

Demonstração de Sumi-ê (pintura tradicional japonesa em papel)

Data: 12/02 - Domingo
Local: Av. Paulista, 509 – Auditório
Horário: 15h30 às 17h30


O Sumi-ê é uma técnica de aguada que exige que o artista pinte espontânea e improvisadamente, sem esboços prévios.
Para conseguir isso o artista deve imergir na Natureza, observando insistentemente cada detalhe da estrutura daquilo que se pretende pintar. O objetivo principal desse exercício diário é apreender o ritmo natural do que se vê, até que essa intimidade se transforme em ritmo de pinceladas. Por esse motivo essa técnica é também conhecida como pintura gestual ou pintura espontânea, porque não admite esboços ou preparações e nem correções posteriores. Deve-se pintar o mundo tal como ele mesmo se dá à realidade: de forma fluida, sem titubeios ou vacilações.


Evento Gratuito


CLUBE DE LEITURA COMPANHIA DAS LETRAS NA MARTINS FONTES!

Data: 20/02 - sEGUNDA-feira
Local: Av. Paulista, 509 - Piso Superior
Horário: 19h30 às 20h30
Mediador: Wagner Domingues - baguedomingues@hotmail.com


Livro: Contos de Mentira, de Luisa Geisler


Contos de mentira' reúne dezessete textos, alguns sobre pequenas mentiras metafóricas, outros sobre pessoas que vivem uma existência de mentira. Histórias que falam de sentimentos humanos antiqüíssimos. "Li uma reportagem sobre o assunto que me chamou atenção. Segundo o texto, a mentira mais falada era ‘está tudo bem’, ‘não tem nada de errado comigo’. Achei interessante. São coisas tão humanas, que não sentimos como mentiras. Veio então a idéia de fazer um livro sobre essas mentiras simples, que têm um significado muito humano", conta Luisa. São breves histórias com ares de curtas cinematográficos, cheias de desafios e determinação. Não se trata aqui de narrativas convencionais, com princípio, meio e fim. Cada história começa no meio da história ou em um ponto qualquer do seu percurso, sem que nenhum fato marcante nos diga: neste ponto tudo teve início. Cabe ao leitor embarcar neste trem em movimento. A viagem vale a pena.


Evento Gratuito

Espetáculo - “HÁ SEMPRE ALGO DE AUSENTE QUE ME ATORMENTA...”


Data: 17, 18, 24 e 25/02 - Sexta-feira e Sábado
Local: Av. Paulista, 509 – Auditório
Horário: 20h30 às 21h30


SINOPSE - A peça "Há sempre algo ausente que me atormenta " discorre sobre as reflexões e angústias da escultora francesa Camille Claudel, em 1932, num manicômio, na França, onde a artista está internada. A ação se passa a partir de carta que Camille recebe do amigo e incentivador Eugene Blot. A personagem começa a questionar sua vida, seu romance com Rodin e sua obra, e perceber quão entrelaçadas todas essas coisas estão. Mas, apesar da mágoa, existe ainda um lado ingênuo e romântico que faz com que ela, antagonicamente, nutra uma certa esperança de ter novamente uma vida normal, perto da família.
Pelo fato do texto apresentar esses dois lados da alma fragmentada da escultora, e também por conta da esquizofrenia da qual sofria, a personagem é interpretada por duas atrizes, que representam Camille em duas fases de sua vida no manicômio.
Esses dois “tempos” da personagem travam um diálogo/monólogo no espaço cênico dividido pelas atrizes num embate reflexivo em que a Camille madura interage como alter ego da outra. O título da peça se refere a uma frase que consta em carta escrita por ela ao escultor Auguste Rodin.


Elenco: Miriam Palma e Luana Império
Autor: Marcelo Novazzi
Direção: Miriam Palma
Músicas: Miguel Briamonte
Consultoria de Cenário: Jorge Alves e Nilton Araújo
Assistência de Produção e direção: Rubem Alves
Preparação Corporal: Vivi Alfano
Projeto Gráfico: Gilda Pinna
Assessoria de Imprensa: Niobe Cunha



Ingressos: R$50 (inteira)
Maiores informações e reservas: 11 98444 0677 ou inbox da página do Facebook com o mesmo nome da peça.

Evento Cancelado
Workshop - Como Publicar um Livro?


Data: 21/02 - Terça-feira
Local: Av. Paulista, 509 – Auditório
Horário: 18h30 às 21h30


O workshop apresentará àqueles que pretendem escrever um livro ou aspiram a carreira de escritor um panorama geral de como funciona o mercado editorial, como se organizar para escrever e publicar seu livro e como empreender a carreira de escritor.


Serão abordados os seguintes assuntos:
- Como começar meu projeto de livro;
- Como e onde publicar: encontrando a editora certa;
- Como saber e negociar o valor do projeto com a editora;
- Como empreender a carreira de escritor.


Inscrições: www.eventbrite.com.br/e/como-publicar-um-livro-tickets-31449241528 ou pelo email pedelimaeditorial@gmail.com

CLUBE DE LEITURA COMPANHIA DAS LETRAS NA MARTINS FONTES!

Data: 21/02 - Terça-feira
Local: Av. Paulista, 509 - Piso Superior
Horário: 19h30 às 20h30
Mediador: Pedro Schwarcz - pedro.s@penguincompanhia.com.br


Livro: Queer, de William Burroughs


Embora tenha sido escrito em 1952, 'Queer' só veio a público mais de três décadas depois por conta de sua explícita temática homossexual. Ambientado na Cidade do México do início dos anos 1950, o romance acompanha William Lee — alter ego de William Burroughs e protagonista dos livros Junky e Almoço nu — durante uma crise de abstinência de drogas, que ele tenta superar com álcool e com uma paixão obsessiva pelo ambíguo e indiferente Eugene Allerton. Juntos, os dois partem para a América Latina em busca da ayahuasca, a nova droga do momento. Atmosfera frenética e o ritmo alucinado marcam a narrativa e os monólogos do protagonista, antecipando o estilo visceral que estaria presente em toda a produção literária de Burroughs. Este volume ainda conta com a introdução do autor à primeira edição do livro, de 1985.

Ciclo de Palestras -Saber e Ser


Data: 21/02 - Terça-feira
Local: Av. Paulista, 509 - Auditório
Horário: 13h às 14h30


As palestras do Saber e Ser são uma iniciativa para manter vivo o aprendizado constante fora da sala de aula.
Em parceria com a tradicional livraria Martins Fontes Paulista que cede o seu auditório uma vez por mês, o objetivo é o de trazer o “saber” aos jovens de 15 a 24 anos através de palestras de uma hora e meia de duração proferidas por profissionais liberais, gestores de empresas e escritores que com suas experiências, sejam elas de cunho profissional e de vida, construíram o seu "ser".

O conhecimento adquirido gerando o conteúdo individual de cada um.
Desde agosto de 2013 já passaram pelo Saber e Ser mais de 1.500 jovens que tiveram contato com temas abrangentes e de impacto direto em seu dia a dia como: comunicação no ambiente de trabalho, eficiência e eficácia, ética, relações interpessoais no mundo corporativo e saúde corporativa.

Organização: Marco Antônio Jordão



Evento Gratuito

Uma Tarde na Paulista - CONSULTORIA GASTRONÔMICA


Data: 22/02 - Quarta-feira
Local: Av. Paulista, 509 - Auditório
Horário: 14h às 16h


Tornando a sua alimentação mais saudável, prática e especial, com o chef Eiji Tomimatsu!

Chef há mais de 10 anos, atua em Consultoria de projetos e Coaching Gastronômico. Leciona atualmente no curso de Graduação e Pós-graduação em Gastronomia na Estácio e São Camilo, tendo ministrado diversas disciplinas tanto práticas quanto gerenciais nas outras maiores instituições de ensino em Gastronomia de São Paulo (Senac, Anhembi Morumbi, Hotec, FMU, Unip, Universidade Cruzeiro do Sul).
Possui graduação em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e Gastronomia pela Anhembi Morumbi, pós-graduação em Gerenciamento de projetos, Marketing e RH pela FGV, especialização em Gastronomia Funcional pela Famesp e Orientação Profissional pelo Instituto Sedes Sapientiae.
Desenvolveu experiência na cozinha trabalhando em hotéis de categoria internacional, ao lado de chefs como Marcelo Pinheiro e David Jobert.

Venha degustar e aprender mais sobre os pratos rápidos sugeridos pelo chef e suas dicas de saúde e bem estar relacionadas à boa alimentação!

Organização: Marco Antônio Jordão

Evento Gratuito

QUARTAS DO SABER
Palestra - "Ateísmo para os Fortes"


Data: 22/02 - Quarta-feira
Local: Av. Paulista, 509 – Auditório
Horário: 19h às 21h30


Palestrante: Marcos de Oliveira Silva é professor universitário de graduação e pós-graduação. É também professor de psicanálise e atual presidente da Sociedade Brasileira de Psicanálise Holística. Graduado em Filosofia e mestrado em Ciências da Religião pela universidade Mackenzie (aprovado com grau de distinção acadêmica). Concluiu com nota máxima o módulo de aperfeiçoamento em Docência do Ensino Superior (Mackenzie). Atua como psicanalista em consultório por quase duas décadas. Tem diversos artigos publicados em várias áreas do conhecimento. É autor do livro: “Autópsia do Sagrado – Religião, Ateísmo e Contemporaneidade em Nietzsche”.

Inscrições pelo telefone: (11) 2694-9466

Workshop - Pedagogia das Cores

Data: 23/02 - Quinta-feira
Local: Av. Paulista, 509 – Auditório
Horário: 19h às 21h30


Organização: Solange Depera Gelles

A Pedagogia das Cores apresenta uma nova visão pedagógica que explora o meio em que o indivíduo está inserido, oferecendo a ele a oportunidade de descobrir e vivenciar os estímulos das cores.
Aprenda uma nova metodologia e faça a diferença na sala de aula.


Inscrições e Informações: www.pedagogiadascores.com.br / contato@pedagogiadascores.com.br / 11 99327-9911


Data: 04/02 - Sábado
Local: Av. Paulista, 509 – Piso Térreo
Horário: 16h às 19h
Título: O Terceiro Beijo
Autor: Gustavo Alfa
Editora: Madras

Data: 05/02 - Domingo
Local: Av. Paulista, 509 – Piso Térreo
Horário: 15h30 às 18h30
Título: Por Trás da Seriedade
Autor: Lilly Belmount
Editora: Arwen

Data: 09/02 - Quinta-feira
Local: Av. Paulista, 509 – Piso Superior e Auditório
Horário: 18h30 às 21h30
Título: Psicodrama, Cinema e Processos de Subjetivação
Autores: Vários
Editora: FiloCzar

Data: 10/02 - Sexta-feira
Local: Av. Paulista, 509 – Piso Térreo
Horário: 18h30 às 21h30
Título: Memórias do Zé Raimundo
Autor: Antônio Luíz Cicolin
Editora: Chiado

Data: 11/02 - Sábado
Local: Av. Paulista, 509 – Piso Térreo
Horário: 15h30 às 18h30
Título: A Bíblia do MMORPG
Autor: Richard Stankevicius "Paranoid"
Editora: Autografia

Data: 15/02 - Quarta-feira
Local: Av. Paulista, 509 – Piso Térreo
Horário: 18h30 às 21h30
Título: Suprimentos
Autor: Fábio Yazigi Sabbag
Editora: All Print

Data: 16/02 - Quinta-feira
Local: Av. Paulista, 509 – Piso Térreo
Horário: 18h30 às 21h30
Título: Tradição e Apropriação da Crítica
Autor: Alessandro de Oliveira Campos
Editora: Educ / Fapesp

Data: 17/02 - Sexta-feira
Local: Av. Paulista, 509 – Piso Térreo
Horário: 18h30 às 21h30
Título: Maior Zoeira na Escola
Autor: Alexandre Barbosa Pereira
Editora: Unifesp

Data: 18/02 - Sábado
Local: Av. Paulista, 509 – Piso Térreo
Horário: 15h30 às 18h30
Título: Medo de Palhaço
Autor: Filipe Falcão, Marcelo Milici e Gabriel Paixão
Editora: Generale

Data: 19/02 - Domingo
Local: Av. Paulista, 509 – Auditório
Horário: 15h30 às 18h30
Título: Mais Amor, por favor
Autores: Vários
Editora: Coerência

Data: 19/02 - Domingo
Local: Av. Paulista, 509 – Térreo
Horário: 15h30 às 18h30
Título: Entre os Diferentes
Autores: R. C. Lyra
Editora: Chiado
Data: 21/02 - Terça-feira
Local: Av. Paulista, 509 – Piso Térreo
Horário: 18h30 às 21h30
Título: Carnavalescos e suas Criações de Arte
Autor: Maria Aparecida Urbano
Editora: Cida Urbano
Data: 25/02 - Sábado
Local: Av. Paulista, 509 – Piso Térreo
Horário: 15h30 às 18h30
Título: Força e Honra
Autor: Kiko Abranches
Editora: Fonte