MARÇO 2019       
Curso - Mulheres nas Artes através dos Tempos

Data: 07/03 - Quinta-feira
Local: Av. Paulista, 509 - Auditório
Horário: 14h às 17h
Organizador e professor: Walter Miranda (www.fwmartes.com.br)

Mulheres brilhantes esquecidas pela historia. Mestras na arte e no ofício de desenhar, pintar e esculpir sempre existiram. Excelentes artistas com obras expressivas foram deixadas a parte por puro sexismo.

O curso mostrará que as artistas sempre estiveram presentes ao longo da história, mas pouco mencionadas nos livros de arte. Mulheres que sofreram os preconceitos da sociedade pelo seu gênero e por sua opção de trabalho, mas que lutaram e venceram devido à qualidade inquestionável da sua arte.

Expor o trabalho dessas mulheres ajuda a reparar seu anonimato artístico e impedir a perpetuação dessa ausência histórica.

Inscrições: até 28 de fevereiro: R$ 300,00 - 1 a 6 de março: R$ 330,00

Lançamento e Bate-Papo - Textos Cruéis Demais para serem Lidos Rapidamente - Onde dorme o Amor

Data: 16/03 - Sábado
Local: Av. Paulista, 509 - Auditório e Piso Térreo
Horário: 16h às 19h
Livro: Textos Cruéis Demais para serem Lidos Rapidamente - Onde dorme o Amor
Autores: Gabriela Barreira, Letícia Nazareth, Malu Moreira e Igor Pires
Editora: Globo

O segundo livro da TCD nasceu para fazer companhia ao seu irmão best-seller. "Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente: Onde dorme o amor" mantém toda a poesia e sensibilidade que encantou milhares de leitores.

Venha para o lançamento do livro em São Paulo, com direito a um bate-papo muito especial com os autores Igor Pires, Gabriela Barreira, Letícia Nazareth e Malu Moreira.

Evento Gratuito

Encontro YA: Mulheres do mercado editorial

Data: 17/03 - Domingo
Local: Av. Paulista, 509 - Auditório
Horário: 15h às 17hh


Um evento para reunir a comunidade de jovens leitores! Para comemorar o mês do Dia das Mulheres, chamamos mulheres do mercado editorial para conversar conosco e tirar dúvidas.
Venha ouvir profissionais de diferentes setores falarem sobre suas profissões e a visão delas do mercado. O bate-papo terá mediação de Iris Figueiredo.

CONVIDADAS:

- Ale Kalko
- Diana Passy
- Juliana Gomes
- Lígia Azevedo
- Thaíse Costa Macêdo



Evento Gratuito

Reinações de Narizinho - Apresentação da Nova Emília com Zenaide, a Contadora de Histórias

Data: 17/03 - Domingo
Local: Av. Paulista, 509 - Entrada da Galeria
Horário: 12h
Livro: Reinações de Narizinho
Autores: Monteiro Lobato
Ilustrador: Lole
Editora: Companhia das Letrinhas

Reinações de Narizinho é o primeiro de uma série de livros que abriria as porteiras do Sítio do Picapau Amarelo para os pequenos leitores do Brasil. Com seu universo único e encantador, as aventuras que Narizinho, Pedrinho, Emília e tantos outros personagens vivem nos arredores do Sítio e no Reino das Águas Claras marcaram a história da literatura brasileira e consagraram Monteiro Lobato como o grande nome de nossa literatura infantojuvenil.Esta nova edição de luxo, organizada por Marisa Lajolo, vem acompanhada por um texto introdutório que explica o contexto cultural da época de publicação do livro e debate as questões polêmicas relacionadas à obra de Monteiro Lobato. Traz também notas de rodapé em formato de diálogo entre as personagens, que explicam o vocabulário e os costumes do Brasil da década de 1920, além de ilustrações que reinterpretam a turma do Sítio.

Evento Gratuito

Companhia das Letras e HuffPost apresentam CONVERSAS PLURAIS #2

Data: 18/03- Segunda-feira
Local: Av. Paulista, 509 – Auditório
Horário: 19h30 às 21h30


No mês do Dia Internacional da Mulher, uma conversa pertinente sobre a HQ Mulheres na Luta - 150 Anos em busca de liberdade, igualdade e sororidade, que traça o histórico do movimento feminista em quadrinhos, para jovens e adultos.

O bate-papo será com Baárbara Castro e Bianca Santana e terá mediação de Andrea Martinelli..

Evento Gratuito - Espaço sujeito à lotação. Serão distribuidas senhas a partir das 19h no caixa central da livraria.

Bate-Papo e Sessão de Autógrafos - Mistério em Marrakesh

Data: 20/03 - Quarta-feira
Local: Av. Paulista, 509 - Auditório e Piso Térreo
Horário: 18h30 às 21h30
Livro: Mistério em Marrakesh
Autora: Régis de Oliveira
Editora: Novo Século

Um francês, às vésperas da morte, relembra a sua trajetória numa praça em Marrakesh, no Marrocos. Teve vida intensa, viajou muito. Conheceu o Brasil e a Argentina, amou intensamente uma mulher. Cometeu crimes. Porém, antes de morrer, ouve uma previsão em um terreiro de candomblé: encontraria um amigo no fim da vida. José é um escritor em tenra idade que busca desesperadamente inspiração para um romance. Procura no terreiro – onde também recebe uma mensagem dos orixás –, no terrorismo, entre outros lugares, mas não consegue escrever uma linha. Nesta trama inquietante, somos destinados a passear com os personagens, com suas divagações. O tempo deles é escasso; e a memória é o que lhes assombra.


CLUBE DE LEITURA CIA DAS LETRAS

Data: 20/03- Quarta-feira
Local: Av. Paulista, 509 - Loja de Artes
Horário: 19h30 às 21h30
Mediador: Pedro Schwarcz -pedro.s@penguincompanhia.com.br


Livro: O Quarto de Giovanni, de James Baldwin


Em O quarto de Giovanni, clássico moderno da literatura gay esgotado no Brasil há décadas, James Baldwin narra o encontro de um americano e um italiano em Paris.Lançado em 1956, o segundo romance de James Baldwin é uma obra-prima da literatura americana. Com pinceladas autobiográficas, o livro trata de uma relação bissexual ao acompanhar David, um jovem americano em Paris à espera de sua namorada, Hella, que por sua vez está na Espanha. Enquanto ela pondera se deve ou não se casar com David, ele conhece Giovanni, um garçom italiano por quem se apaixona. Se em O sol também se levanta Ernest Hemingway retrata um grupo de americanos em uma Paris boêmia e fervilhante, O quarto de Giovanni explora, na mesma cidade, as agruras de personagens que enfrentam o vazio existencial ao perceber a fragilidade dos laços e as frustrações de seus desejos. Com tradução de Paulo Henriques Britto, o livro inclui apresentação de Colm Tóibín e posfácio de Hélio Menezes.


Evento Gratuito

Bate-Papo com Autores e Sessão de Autógrafos - Sementes de Pragmatismo na Contemporaneidade

Data: 22/03 - Sexta-feira
Local: Av. Paulista, 509 - Auditório e Piso Térreo
Horário: 18h30 às 21h30
Livro: Sementes de Pragmatismo na Contemporaneidade
Organizadores: Vários
Editora: Filoczar

Coletânea que reúne textos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros sobre Pragmatismo, organizada em homenagem a Ivo Assad Ibri. O livro contém seis partes: A dimensão estética da obra peirciana (Nathan Houser, Robert Innis, Doug Anderson, Antonio Valverde, Lucia Santaella, Aline Antunes de Souza, Monica Aiub, Lúcia de Souza Dantas e Eluiza Ghizzi); Contribuições para interpretações de alguns textos de Charles Sanders Peirce (Winfried Nöth, Juliana Rocha Franco, Sara Barrena, Jaime Nubiola); Aportes para a abordagem da obra de Charles S. Peirce (José Luiz Zanette, Rossella Fabbrichesi, Vincent Colapietro);Sobre o conceito de verdade (Edelcio de Souza, Marcelo Madeira); Explorando implicações entre Ética e Lógica em temas contemporâneos (Cassiano Terra Rodrigues, Maria Eunice Quilici Gonzalez, Renata Silva, Lauro Frederico Barbosa da Silveira, Mariana Broens, Juliana Moroni, João Moraes, Ítala D’Ottaviano, Vinicius Romanini); Traçando relações entre Charles S. Peirce e outros pensadores (Marcelo Perine, Arthur Araújo, Rosa Calcaterra).

Evento Gratuito

CLUBE DE LEITURA SEGUINTE

Data: 23/02 - Sábado
Local: Av. Paulista, 509 - Piso Arte
Horário: 16h às 18h
Mediador: Diana Passy diana.passy@companhiadasletras.com.br


Livro: Dias de Despedida, de Jeff Zentner


Cadê vocês? Me respondam. Essa foi a última mensagem que Carver mandou para seus melhores amigos, Mars, Eli e Blake. Logo em seguida os três sofreram um acidente de carro fatal. Agora, o garoto não consegue parar de se culpar pelo que aconteceu e, para piorar, um juiz poderoso está empenhado em abrir uma investigação criminal contra ele.Mas Carver tem alguns aliados: a namorada de Eli, sua única amiga na escola; o dr. Mendez, seu terapeuta; e a avó de Blake, que pede a sua ajuda para organizar um “dia de despedida” para compartilharem lembranças do neto.Quando as outras famílias decidem que também querem um dia de despedida, Carver não tem certeza de suas intenções. Será que eles serão capazes de ficar em paz com suas perdas? Ou esses dias de despedida só vão deixar Carver mais perto de um colapso — ou, pior, da prisão?


Evento Gratuito

La Semaine de la Langue Française et de la Francophonie 2019

Escrita, Imagens, Comunicação: Encontro sobre Literatura na Primeira Infância

Data: 23/03 - Sábado
Local: Av. Paulista, 509 - Auditório
Horário: 17h às 19h

Uma conversa descontraída entre Daniela Padilha, editora da Jujuba e especializada em livros infantis e Gilles Eduar, autor e ilustrador.

Evento para pais e educadores


Evento Gratuito

La Semaine de la Langue Française et de la Francophonie 2019

Escrever com imagens

Data: 24/03 - Domingo
Local: Av. Paulista, 509 - Auditório
Horário: 16h às 18h

Oficina de ilustração para crianças e exposição de originais, com Laurent Cardon, autor e ilustrador.


Evento Gratuito

Debate com Autores e Sessão de Autógrafos - O Início do Sionismo no Brasil

Data: 25/03 - Segunda-feira
Local: Av. Paulista, 509 - Auditório e Piso Térreo
Horário: 18h30 às 21h30
Livro: O Início do Sionismo no Brasil
Autor: Michel Gherman
Editora: Unifesp

'O Início do Sionismo no Brasil' analisa os primeiros momentos do movimento sionista no país, com foco na relação entre as estruturas ligadas ao movimento sionista internacional e os simpatizantes do nacionalismo judaico aqui estabelecidos, a partir de uma interessante questão inicial: uma vez que o sionismo surgiu como movimento politicamente relevante entre os judeus asquenazes, por que, no Brasil, foram os judeus sefarditas que o introduziram? Para examinar a fundo o sionismo brasileiro nas três primeiras décadas do século XX, refaz-se a trajetória desse movimento na Europa, percorrendo suas estruturas organizativas, conflitos ocorridos nos congressos sionistas, tensões entre o sionismo europeu e o norte-americano, até desembocar no início da aproximação com os judeus instalados no Brasil, no início do século, e na intensificação da imigração judaica para o país, nos anos 1920. Apoiando-se em extensa e profunda bibliografia e contando com inúmeras fontes até agora inéditas em trabalhos brasileiros, muitas delas encontradas em arquivos estrangeiros, a obra reflete sobre a pluralidade discursiva no movimento sionista, as tensões e contradições entre o movimento sionista na Europa e os judeus sionistas brasileiros e a diversidade política do nacionalismo judaico.

Evento Gratuito

CLUBE DE LEITURA

Data: 25/03 - Segunda-feira
Local: Av. Paulista, 509 - Piso Arte
Horário: 19h30 às 21h
Mediador: Ludmila da Guarda lud.guarda@gmail.com


Livro: Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus


O diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus deu origem à este livro, que relata o cotidiano triste e cruel da vida na favela. A linguagem simples, mas contundente, comove o leitor pelo realismo e pelo olhar sensível na hora de contar o que viu, viveu e sentiu nos anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com três filhos.


Evento Gratuito

SARAU CONVERSAR - O Sorriso de Mona Lisa

Data: 26/03 - Terça-feira
Local: Av. Paulista, 509 – Auditório
Horário: 19h15 às 21h30

Bate-papo sobre a história e curiosidades da pintura mais famosa do mundo: Mona Lisa.

20h45 às 21h15 - O Som e a Poesia de Anderson Oliveira - Cantor, compositor e contador de boas histórias. Nasceu no Guarujá. Toca cavaquinho, violão e ukulele.
< Com ajuda de colegas do trabalho, lançou seu disco Simples Canção em 2015. Deixou o mundo corporativo e começou a fazer shows em diversas cidades. Mês passado lançou seu novo álbum: Descalço Acústico

Faça sua inscrição e mande seu texto ou música para sarauconversar@gmail.com

Ingresso Solidário: de R$5 a R$10

Bate-Papo e Sessão de Autógrafos - Tudo Pronto para o Fim do Mundo

Data: 27/03 - Quarta-feira
Local: Av. Paulista, 509 - Auditório e Piso Térreo
Horário: 18h30 às 21h30
Livro: Tudo Pronto para o Fim do Mundo
Autor: Bruno Brum
Editora: Editora 34

'Tudo pronto para o fim do mundo', quarto livro do poeta mineiro Bruno Brum, não poderia estar mais em sintonia com os dias atuais. É de um desencanto profundo com as formas assumidas pela vida contemporânea que nascem estes poemas, ainda que perpassados de humor e, por vezes, de uma réstia de lirismo ou ternura. Iconoclasta, perspicaz, cínica e melancólica, a poesia de Bruno Brum se move como o personagem de seu “Porcossauro” — um dos poemas-síntese do livro —, misto de porco e dinossauro que vagueia, cabisbaixo e pensativo, por um mundo em vias de extinção: “Não há para onde ir, conclui, atravessando a rua”.

Evento Gratuito

CLUBE DE LEITURA AUTÊNTICA

Data: 28/03 -Quinta-feira
Local: Av. Paulista, 509 - Piso Arte
Horário: 19h às 21h30
Mediador: Aline Ferreira aline@grupoautentica.com.br


Livro: Os Meninos que Engavam Nazistas, de Joseph Joffo


Paris, 1941. O país é ocupado pelo exército nazista e o medo invade as casas e as ruas francesas. O poder de Hitler se mostra absoluto e brutal na França… É durante um dos períodos mais turbulentos da História que a emocionante narrativa de Joseph e Maurice se desenrola. Irmãos judeus de 10 e 12 anos de idade, eles perambulam sozinhos pelas estradas, vivendo experiências surpreendentes, tentando escapar da morte e em busca da zona livre para ganhar a liberdade. Essa é uma história real, autobiográfica, cuja espontaneidade, ternura e humor comprovam o triunfo da humanidade e da empatia nos momentos mais sombrios, quando o perigo está sempre à espreita... Os meninos que enganavam nazistas conta a fantástica e emocionante epopeia de duas crianças judias durante a ocupação, narrada por Joseph, o mais jovem.


Evento Gratuito

Bate-Papo e Sessão de Autógrafos - Histórias entre Dois Mundos

Data: 31/03 - Domingo
Local: Av. Paulista, 509 - Auditório e Piso Superior
Horário: 16h às 19h
Livro: Histórias entre Dois Mundos
Autora: Sinuhe Vieira
Editora: Madras

Histórias Entre Dois Mundos é um livro emocionante, apaixonante, diferente. Com muita emoção, os autores Sinuhe da Silva Vieira e Ana Lúcia Rodrigues conseguiram sentir e transmitir, de forma fidedigna, todos os aprendizados. Houve uma conexão com a espiritualidade, de muita emoção, muito amor e muitas experiências vividas; muitas idas e voltas, muitos sonhos. Além das mensagens emocionantes e de relatos ricos de aprendizados para todos nós, o livro traz reflexões e complementos das Histórias Entre Dois Mundos, transmitidas pela equipe espiritual e pela equipe encarnada com muito amor, para que, com esses relatos, possamos contemplar um mundo espiritual vivo, emocionante e apaixonante. Eis um trabalho de várias equipes do mundo espiritual. Não deixe de ler e de sentir todas as emoções que os autores sentiram. Este é um livro que certamente tocará a sua alma e o seu coração.

Evento Gratuito


Data: 08/03 - Sexta-Feira
Local: Av. Paulista, 509 - Piso Térreo
Horário: 18h30 às 21h30
Livro: É Menina!
Autora: Hilvânia de Carvalho
Editora: Inmediares

Data: 09/03 - Sábado
Local: Av. Paulista, 509 - Piso Superior
Horário: 15h às 18h
Livro: EMDR na Contemporaneidade
Organização: Nair Pontes
Editora: Hyria

Data: 09/03 - Sábado
Local: Av. Paulista, 509 - Piso Superior
Horário: 15h às 18h
Livro: Leonel - O Leão Desregulado que não Conseguia Reinar
Autora: Nair Pontes
Editora: Hyria

Data: 09/03 - Sábado
Local: Av. Paulista, 509 - Piso Térreo
Horário: 15h às 18h
Livro: X Frágil e Inclusão escolar
Autora: Monaliza Haddad
Editora: Reino

Data: 10/03 - Domingo
Local: Av. Paulista, 509 - Piso Térreo
Horário: 15h às 18h
Livro: Comunicação Pacífica
Autor: Maher Hassan Musleh
Editora: Umanos

Data: 12/03 - Terça-feira
Local: Av. Paulista, 509 - Piso Superior
Horário: 18h30 às 21h30
Livro: Neurociência e Aprendizagem Matemática
Autor: Wagner Marini
Editora: Chiado

Data: 12/03 - Terça-feira
Local: Av. Paulista, 509 - Piso Térreo
Horário: 18h30 às 21h30
Livro: Coisas que Ninguém conta a um Estudante de Direito
Autores: Pedro Paulo Manus e Ruth Oliver Manus
Editora: Atlas / Gen

Data: 13/03 - Quarta-feira
Local: Av. Paulista, 509 - Piso Térreo
Horário: 18h30 às 21h30
Livro: Guia Definitivo para Não Quebrar a Cara
Autores: Edson Castro e Leonardo Filomeno
Editora: Figurati / Novo Século

Data: 14/03 - Quinta-feira
Local: Av. Paulista, 509 - Piso Térreo
Horário: 18h30 às 21h30
Livro: AFO - Administração Financeira e Orçamentária para Concursos
Livro: Administração Financeira e Orçamentária
Livro: Direito Constitucional
Livro: Direito Tributário
Autor: Gustavo Muzy
Editora: Alfacon

Data: 15/03 - Sexta-feira
Local: Av. Paulista, 509 - Piso Térreo
Horário: 16h às 21h30
Livro: Lâmpadas no Caminho
Autor: Enivaldo do Vale
Editora: Talentos / Novo Século

Data: 15/03 - Sexta-feira
Local: Av. Paulista, 509 - Auditório e Piso Superior
Horário: 18h30 às 21h30
Livro: Dançando a Vida
Autor: Deborah Dubner
Editora: Taygeta

Data: 16/03 - Sábado
Local: Av. Paulista, 509 - Auditório e Piso Térreo
Horário: 16h às 19h
Livro: Textos Cruéis Demais para serem Lidos Rapidamente - Onde dorme o Amor
Autores: Gabriela Barreira, Letícia Nazareth, Malu Moreira e Igor Pires
Editora: Globo

Data: 18/03 - Segunda-feira
Local: Av. Paulista, 509 - Piso Térreo
Horário: 18h30 às 21h30
Livro: Crime e Caos
Autores: Pedro Augusto Simões da Conceição
Editora: Liberars

Data: 19/03 - Terça-feira
Local: Av. Paulista, 509 - Piso Térreo
Horário: 19h às 21h30
Livro: Bela Cozinha - Da Raiz à Flor
Autora: Bela Gil
Editora: Globo

Data: 20/03 - Quarta-feira
Local: Av. Paulista, 509 - Auditório e Piso Térreo
Horário: 18h30 às 21h30
Livro: Mistério em Marrakesh
Autora: Régis de Oliveira
Editora: Novo Século
Data: 20/03 - Quarta-feira
Local: Av. Paulista, 509 - Piso Superior
Horário: 18h30 às 21h30
Livro: Identidades e Formação Docente
Autores: Jonas Alves da Silva Jr e Maria de Lourdes Ramos da Silva
Editora: CRV

Data: 21/03 - Quinta-feira
Local: Av. Paulista, 509 - Auditório e Piso Superior
Horário: 18h30 às 21h30
Livro: Universo do Luxo
Autora: Renato Ortiz
Editora: Alameda

Data: 21/03 - Quinta-feira
Local: Av. Paulista, 509 - Piso Térreo
Horário: 18h30 às 21h30
Livro: Lei de Locações
Autora: Flávio Castellano
Editora: Linotipo

Data: 22/03 - Sexta-feira
Local: Av. Paulista, 509 - Auditório e Piso Térreo
Horário: 18h30 às 21h30
Livro: Sementes de Pragmatismo na Contemporaneidade
Organizadores: Vários
Editora: Filoczar

Data: 22/03 - Sexta-feira
Local: Av. Paulista, 509 - Piso Artes
Horário: 18h30 às 21h30
Livro: Uma Escola em Movimento
Autora: Márcia Braghhini Deus Deu
Editora: Viseu

Data: 23/03 - Sábado
Local: Av. Paulista, 509 - Piso Térreo
Horário: 15h às 18h
Livro: Livro Vermelho do Sexo sem Vergonha
Autora: Rose Vilela
Editora: Novo Século

Data: 25/03 - Segunda-feira
Local: Av. Paulista, 509 - Auditório e Piso Térreo
Horário: 18h30 às 21h30
Livro: O Início do Sionismo no Brasil
Autor: Michel Gherman
Editora: Unifesp

Data: 26/03 - Terça-feira
Local: Av. Paulista, 509 - Piso Térreo
Horário: 18h30 às 21h30
Livro: Uma Viagem para Empreender
Autoras: Várias
Editora: Êxito

Data: 26/03 - Terça-feira
Local: Av. Paulista, 509 - Piso Artes
Horário: 18h30 às 21h30
Livro: Princípios Constitucionais Penais
Autoras: Affonso Celso Favoretto
Editora: Juruá

Data: 27/03 - Quarta-feira
Local: Av. Paulista, 509 - Auditório e Piso Térreo
Horário: 18h30 às 21h30
Livro: Tudo Pronto para o Fim do Mundo
Autor: Bruno Brum
Editora: Editora 34

Data: 27/03 - Quarta-feira
Local: Av. Paulista, 509 - Piso Artes
Horário: 18h30 às 21h30
Livro: Montesquieu
Autor: Alfredo Attie
Editora: Chiado
Data: 29/03 - Sexta-feira
Local: Av. Paulista, 509 - Piso Térreo
Horário: 17h às 21h30
Livro: Ética e Cidadania na Educação Infantil
Autor: Eliana Agassi de Castro
Editora: Ceaac
Data: 29/03 - Sexta-feira
Local: Av. Paulista, 509 - Piso Superior
Horário: 18h30 às 21h30
Livro: Violência no Futebol
Autor: Felipe Tavares Paes Lopes
Editora: CRV

Data: 30/03 - Sábado
Local: Av. Paulista, 509 - Piso Térreo
Horário: 15h às 18h
Livro: Nas Colinas de Dorsetshire
Autora: Amanda Bonatti
Editora: Coerência




Data: 30/03 - Sábado
Local: Av. Paulista, 509 - Auditório e Piso Superior
Horário: 15h às 18h

Livro: Inesplicando
Autora: Inês Bari

Livro: Empoderadas Sempre
Autores: Rosana Schwartz, Márcio Silva e Mirtes de Moraes

Livro: Karu
Autora: Haliana Alves

Livro: Trinta e Um
Autores: Cacau Ideguchi e Maria Fernanda Nogueira

Editora: Chiado

Data: 31/03 - Domingo
Local: Av. Paulista, 509 - Auditório e Piso Superior
Horário: 16h às 19h
Livro: Histórias entre Dois Mundos
Autora: Sinuhe Vieira
Editora: Madras

Data: 31/03 - Domingo
Local: Av. Paulista, 509 - Piso Térreo
Horário: 15h às 18h
Livro: As Férias Nubladas de Genaro
Autores: Leandro Franz e Afonso Chebib
Editora: chiado